sábado, 24 de abril de 2010

DICAS DE SEGURANÇA

Abaixo uma lista de erros comuns nos procedimentos dos condôminos quanto à segurança do condomínio.


ERROS COMUNS

PROCEDIMENTOS CORRETOS


Reclamar dos porteiros e funcionários em geral quando estes realizam procedimentos de segurança, barrando a entrada de pessoas estranhas.

Entregadores de pizza, de flores e outros não devem ter acesso ao interior do edifício.
É preciso compreender que as medidas de segurança podem causar alguns transtornos, mas são necessárias para proteger os condôminos. Os moradores devem
Desatenção ao entrar na garagem
Ao se aproximar da garagem, o morador deve se certificar de que não há veículo ou pessoas suspeitos ao redor.
Além disso, é recomendável que o morador, não o porteiro, tenha o controle para abrir e fechar o portão da garagem. Isso evita problemas com carros clonados.

Realizar entrevistas de seleção de empregadas domésticas no apartamento.
É recomendável realizar esse procedimento em local visível pelo porteiro.

Recusar-se a abrir os vidros do carro para identificação pelo porteiro.
Se o porteiro tem o controle da garagem, ele somente deve abrir os portões caso identifique o morador. Procedimentos como abrir os vidros do carro ou mesmo chip eletrônico podem ajudar.

Os porteiros também não devem ser portadores de chaves para entregar a possíveis interessados nos imóveis.
Visitas para locação ou compra de imóveis devem ser feitas sempre com hora marcada ou acompanhado de um corretor conhecido ou devidamente identificado. A imobiliária deve entregar o molho de chaves para os interessados nos imóveis.


Fonte: SíndicoNet - www.sindico.com.br

Para manter a segurança nas dependências do condomínio,
recomenda-se as seguintes medidas:

 Seja criterioso na autorização de entrada, só admitindo visitantes que conheça;

 Não autorize a subida de entregadores; em vez disso, desça à portaria para receber encomendas;

 Não autorize a subida de nenhum prestador de serviços que não tenha sido requisitado, bem como de vendedores, funcionários de instituições de caridade e outros;

 Não abra a porta do apartamento a estranhos, mesmo que acompanhados de funcionários do condomínio;

 Quando solicitado à portaria, verifique se o assunto lhe diz respeito, e só então desça à recepção para atender;

 Apóie as ações dos funcionários que visam garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para você ou para suas visitas;

 Ao chegar ou sair da garagem, observe se não há pessoas estranhas ou suspeitas à espreita;

 Ao estacionar seu veículo na garagem, mantenha-o trancado, sem pacotes e objetos à vista, e com o alarme ligado;

 Ao entrevistar possíveis futuros empregados (domésticas, babás, motoristas etc.) receba-os somente na portaria. Exija documentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das informações;

 As chaves das unidades não devem ser deixadas com os empregados particulares ou do condomínio. Não deixe cópias das chaves na portaria.


Cartaz para porteiros


A maior parte das invasões a condomínios se dá pela portaria de pedestres, por falta de procedimentos corretos de segurança. É preciso muita atenção quanto aos procedimentos abaixo:
Ao atender visitantes, o portão somente pode ser aberto após:
• Avisar o morador e obter sua autorização;
• Na dúvida, solicitar ao morador para vir identificar tal visitante, mantendo-o ainda do lado de fora.
No caso de entrega de encomendas:
• Avisar o condômino e solicite sua presença na portaria;
• Na ausência do condômino, receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue por um funcionário;
• Jamais permita que o entregador leve pessoalmente a encomenda.
Prestadores de serviços:
• Avisar o condômino e só abrir a porta mediante autorização do morador.
• Depois que entrar, pedir crachá com foto e anotar os dados de seus documentos
• Se for prestador de serviço para o condomínio, só abrir a porta depois de autorizado pelo zelador.
• Também deve-se pedir o crachá e anotar os dados.
Em caso de obras no condomínio, só permitir o acesso de funcionários listados pela empreiteira, portando crachá com foto. Em caso de dúvida, chamar o zelador.
Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do edifício fechadas.
Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos.
Não devem aceitar a guarda de chaves das unidades e dos automóveis dos moradores.
Não comentar sobre a vida pessoal dos condôminos, como horários em que podem ser encontrados e outras informações.


Fonte: SíndicoNet – www.sindico.com.br